terça-feira, 4 de novembro de 2008

A Diferença Entre Região e Regionalização do Turismo


Na proximidade do novo milênio, em meados dos anos de 1990, muito se ouviu sobre uma nova consciência, a globalização, ecologia, sustentabilidade e uma nova forma de compreender o espaço no qual vivemos, bem como as suas relações com este espaço e tudo o mais que se engendra por este assunto. Partindo deste princípio apresentado por nossa contemporaneidade, um breve ensejo acerca do seria Região e a Regionalização do turismo se faz necessário.


Compreende-se como região, segundo a sua origem etimológica, “a unidade político-territorial em que se dividia o Império Romano”, segundo Corrêa (2001, p. 183). Ainda, segundo este autor, o termo que no latim para região seria régio, que deriva do radical regere. Tal radical conferia à região uma conotação eminentemente política.


Como não poderia deixar de ser, atualmente, a expressão região é empregada no cotidiano como uma forma de se fazer menção a lugares que se diferenciam uns dos outros, tão somente.

A regionalização do turismo é um método para identificação das regiões turísticas, se darmos o sentido de senso-comum ao termo região. Outrossim, tal regionalização para apresentar-se como o processo não só de formação como de transformação de regiões turísticas, podendo, até mesmo, extingui-las ou enaltecê-las.


A regionalização do turismo não se dá como o ato de dividir espaços, segundo alguns critérios, mas como processo de reestruturação social na região turística/espaço turístico.

•••



Consultas:

CORRÊA, R. L. Região: a tradição geográfica. In: ---. Trajetórias geográficas. Rio de

Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

CORRÊA, R. L. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 1986.

Nenhum comentário: